
35 anos da mais democrática do país
BIG STORY
35 anos da mais democrática do país


Conhecido por ser o torneio mais democrático do país por envolver equipes de todos os níveis de profissionalismo do país, a Copa do Brasil está chegando à sua 35ª edição.
Com início em 1989, o torneio foi criado aos moldes das copas europeias.
- A ideia era permitir que clubes de menores divisões pudessem encarar as grandes potências do nosso futebol.
Além do claro atrativo para os pequenos, a CdB também é um caminho mais curto para os times disputarem a Libertadores no ano seguinte — sem precisar ficar no topo da tabela do Brasileirão.
As 10 primeiras edições da competição foram disputadas entre 32 e 42 equipes. No início do século, esse número subiu para 64 times.
Ficou assim até o ano de 2012. Talvez você nem saiba, mas atualmente a Copa é disputada por 92 clubes da seguinte forma:
- 1ª fase (80): 40 jogos únicos, com a vantagem do empate para a equipe mandante;
- 2ª fase (40): As equipes remanescentes se enfrentam em 20 duelos sem qualquer tipo de vantagem. Jogo terminado em empate levará para os pênaltis;
- 3ª fase (32): Os 20 times recebem mais 12 equipes e os confrontos serão definidos por sorteio;
- Oitavas (16): A partir daqui, os confrontos são definidos por sorteio com partidas de ida e volta, entrando em um chaveamento tradicional.
Além de ser um importante título no cenário nacional, a conquista da Copa do Brasil passou a ser mais cobiçada nos últimos anos pelo aumento significativo das premiações para o vencedor.
Caso o campeão tenha disputado todas as fases do torneio, pode embolsar quase R$ 100 milhões só em prêmios. #FazOPixCBF 🤑🤑🤑🤑🤑
O grande rei das Copas

Com a dobradinha 2017-18, o Cruzeiro superou a equipe do Grêmio — primeiro campeão do torneio — em títulos e se tornou o clube a mais vezes levantar a taça da Copa do Brasil.
Já o atual rei é o Trikas. O tricolor paulista superou a “zika” na competição de forma magistral.
Com vitórias sobre os rivais Palmeiras e Corinthians e a conquista em cima do Flamengo diante da sua torcida marcaram o título memorável do São Paulo na Copa do Brasil.
Fora os 35 anos de Copa que eles não tinham ganho nem uma, os caras ficaram literalmente 15 anos sem qualquer título nacional.
Agora a hora boa… Os vexames históricos

Por incluir times de todo o país na competição, é muito comum algum gigante pegar um time menor, às vezes até desconhecido, e dar uma bela de uma zebra. O estagi aqui adora. risos.
Em 2002, o Palmeiras venceu o Asa, de Arapiraca, por 2 a 1 no Palestra Itália, mas não foi suficiente para evitar a eliminação vexatória do alviverde no torneio.
16 anos depois… O Botafogo até abriu o placar, mas levou a virada no 2T para a Aparecidense, sendo eliminado precocemente.
O melhor ficou para o final… Em 2022, os rivais Grêmio e Inter deram as mãos no projeto “ser humilhado como o meu rival”.
Em plena terça-feira de carnaval, o tricolor gaúcho foi até o interior de SP e perdeu para o Mirassol por 3 a 2.
O Internacional pensou “gostei, quero também” e conseguiu perder para um time chamado Globo com direito a um frangaço do goleirão. É isso que chamam de Reclames do Plim Plim? risos.
PS: Se você gosta de ver torcedores (muito) revoltados, clique aqui.
Principais jogos desta semana
- Quarta-feira, 19h15: Sousa-PB x Cruzeiro | SporTV
- Quarta-feira, 20h: Moto Club x Bahia | Amazon Prime
- Quinta-feira, 20h: Cianorte x Corinthians | Amazon Prime

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se