
A ascensão do modesto Wrexham, que daria um ótimo filme (série)
BIG STORY
A ascensão do modesto Wrexham, que daria um ótimo filme (série)


Um verdadeiro negócio da China — ou melhor, da Inglaterra. Assim pode ser resumida a transformação do Wrexham AFC, o time mais antigo do País de Gales, após ser adquirido pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney em apenas 5 anos.
Em 2020, a dupla comprou o clube, então na 5ª divisão do futebol inglês, por £ 2 milhões (US$ 2,6 milhões). À época, o Wrexham lutava para sobreviver, dependendo até da ajuda dos torcedores durante a pandemia para evitar o desaparecimento.
A entrada dos atores trouxe recursos financeiros, investimentos em infraestrutura e, sobretudo, uma estratégia midiática que revolucionou o clube. A série "Welcome to Wrexham" — veja o trailer aqui — transformou o projeto em um sucesso global de entretenimento e marketing esportivo.
O clube se tornou um fenômeno nos Estados Unidos e na Ásia, conquistando novos patrocinadores, como United Airlines, Expedia e TikTok, elevando a receita comercial e impulsionando para além do que apenas o campo poderia gerar.
O resultado não demorou:
- 📈 Valor do clube saltou de £ 2 milhões para £ 100 milhões;
- 💰 Receita anual atingiu £ 26,7 milhões, crescimento de 155% em relação à temporada anterior — a maior da 4ª divisão e superior à de 7 clubes da Championship (2ª divisão);
- 🎟️ Média de público triplicou, de 4 mil para quase 12 mil torcedores por jogo.
Além disso, o turismo em Wrexham cresceu 26% desde 2022, impulsionado pela legião de novos fãs ao redor do mundo.
Mas e o futebol no meio disso tudo?
O crescimento não ficou restrito às finanças e à imagem do clube. Em campo, o Wrexham também deu show.
Após duas temporadas de adaptação sob nova gestão, o time conquistou o acesso à 4ª divisão em 2022/23, em 2023/24 subiu para a 3ª divisão e, no último sábado, garantiu um histórico 3º acesso consecutivo, ao vencer o Charlton Athletic por 3 a 0, para a festa dos donos e da torcida.

Será a primeira vez desde 1982 que o Wrexham jogará na Championship (2ª divisão). O clube também já planeja a ampliação do estádio Racecourse Ground, com capacidade atual de 12.600 torcedores, para até 55 mil lugares.
Agora, a apenas uma divisão de distância da elite, os torcedores sabem — e viveram na pele — que, ano após ano, a competitividade dos campeonatos só aumenta.
Ainda assim, o que começou como um simples roteiro de filme, ou melhor, de série, se transforma em um sonho cada vez mais real.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se