A próxima temporada da NBA já começou

BIG STORY

A próxima temporada da NBA já começou

Redação
Redação
27 junho 2025Última atualização: 21 julho 2025

(Imagem: Getty Images)

A temporada 2024/25 da NBA mal terminou, consagrando o Oklahoma City Thunder como o mais novo campeão da liga, mas a de 2025/26 já teve sua “bola ao alto”: a seleção de talentos universitários (ou gringos) no Draft sempre marca o início de um novo ciclo.

Neste ano, 59 jogadores foram escolhidos nas tradicionais duas noites de cerimônia. O objetivo da seleção é equilibrar o poder entre as equipes e manter a competitividade da liga.

  • Uma estatística interessante reforça esse equilíbrio: desde que Adam Silver assumiu como comissário da NBA em 2014, foram 9 campeões diferentes em 12 temporadas. Sob David Stern, que ocupou o cargo por 30 anos, foram 8 campeões no total.

Com as 4 primeiras escolhas definidas por sorteio — a loteria do Draft — o Dallas Mavericks, dono da 11ª pior campanha da última temporada, venceu com apenas 1,8% de chance, o que o tornou o 4º maior azarão da história.

“Oficialmente oficial”

(Imagem: Dallas Mavericks)

O ala Cooper Flagg, de Duke, já era o nome certo da escolha #1 muito antes de se saber qual franquia teria essa possibilidade.

Quando o Dallas Mavericks venceu a loteria — feito inédito na história da franquia — Flagg imediatamente passou a ser associado ao time texano, e virou um novo motivo de esperança para a torcida.

  • Vale lembrar que os torcedores do Mavs estavam ainda digerindo a polêmica troca de Luka Dončić para o Los Angeles Lakers.

📈 Com a expressão “oficialmente oficial”, o perfil da equipe anunciou sua joia, que em apenas um ano no basquete universitário liderou Duke a 35 vitórias em 39 jogos, com médias de 19,2 pontos, 7,5 rebotes, 4,2 assistências, 1,4 roubos e 1,4 tocos, sendo eleito o melhor jogador da temporada.

🤑 E mal chegou, já está milionário: Flagg assinou contrato de US$ 62,73 milhões por 4 anos — aumento de US$ 5 milhões em relação a Zaccharie Risacher, escolha #1 de 2024.

Se a escolha de Flagg era esperada, a de seu colega de quarto, Kon Knueppel, surpreendeu: escolhido na 4ª posição pelo Charlotte Hornets, pegou até o próprio Flagg de surpresa durante uma entrevista — veja aqui a reação genuína dele.

“Nunca esquecerei desse dia”

(Imagem: AP)

Khaman Maluach, também de Duke, nascido no Sudão do Sul e refugiado em Uganda, fez história ao se tornar o primeiro jogador da NBA Academy Africa a ser escolhido na 1ª rodada do Draft.

😭 Selecionado como a 10ª escolha geral pelo Houston Rockets, o momento foi emocionante para Maluach e sua família — assista aqui.

  • Como parte da negociação entre Rockets e Phoenix Suns por Kevin Durant, o pivô foi enviado para a franquia do Arizona.

Em sua primeira entrevista como profissional, aos 18 anos e com 2,16m de altura, Maluach enviou uma poderosa mensagem aos que sonham com a NBA, principalmente as crianças africanas:

"Estou aqui representando todo o continente, tenho todo um continente me apoiando. Quero dar esperança às crianças, inspirar a próxima geração do basquete africano. Quero agradecer aos meus pais por terem me criado do jeito que eles me criaram, por me mostrarem os bons valores da vida. Às vezes, é normal ter ilusões sobre os seus sonhos, e eles acabam se realizando."

Antes dele, Ulrich Chomche havia sido o único da NBA Academy Africa a ser draftado — mas na 57ª posição (2ª rodada). A escolha de Maluach no TOP-10 eleva o prestígio da academia africana a um novo patamar.

“O futuro começa aqui”

(Imagem: Imagn Images)

Considerada uma das classes mais promissoras dos últimos anos, o Draft 2025 apresentou uma nova geração com potencial para suceder nomes consagrados da NBA — e com poucas surpresas.

😱 Ainda assim:

  • Portland Trail Blazers trocou com os Grizzlies para selecionar o “novo Yao Ming”, o chinês Yang Hansen, de 20 anos e 2,16m, que era cotado apenas para o 2º round;
  • Brooklyn Nets, primeira franquia da história com 5 escolhas de 1ª rodada, não trocou nenhuma — movimento que surpreendeu especialistas. As seleções foram 3 armadores (todos não-americanos) e 2 alas.

Mesmo com o encerramento das escolhas, a offseason só está começando. Enquanto a bola laranja ainda não sobe, literalmente, os telefones tocam sem parar. Muitas estrelas ainda devem mudar de endereço antes dos jogos da temporada 2025/26.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã