
Alexander Isak: A joia sueca que recolocou o Newcastle no caminho dos títulos
BIG STORY
Alexander Isak: A joia sueca que recolocou o Newcastle no caminho dos títulos


Depois de 70 anos de espera, os torcedores do Newcastle finalmente puderam soltar o grito de “We are the Champions”. Entre os mais empolgados e emocionados nas arquibancadas de Wembley estava Alan Shearer — veja aqui.
O maior artilheiro da história dos Magpies nunca conquistou títulos pelo clube, mas viu de perto a equipe erguer a Copa da Liga Inglesa ao derrotar o Liverpool. E, junto com a taça, testemunhou a consolidação de um novo ídolo: Alexander Isak.
Aos 25 anos, o atacante sueco marcou o gol da vitória por 2 a 1 — veja aqui — e já é o 2° maior goleador do Newcastle na história da Premier League. Sua frieza e solidez impressionam, mas nem sempre foi assim.
Uma joia precoce do futebol sueco
Desde cedo, lidar com a pressão parecia ser um dos seus maiores trunfos. Aos 16 anos, tornou-se o jogador mais jovem a marcar pela seleção da Suécia.
Comparações com Zlatan Ibrahimović foram inevitáveis, e ele logo recebeu o apelido de “Pequeno Ibra”. Mas, enquanto o astro tinha o seu egocentrismo característico, Isak era introspectivo.
Ele mesmo tratou de pôr um fim nas comparações. "Não, não sou Zlatan. Sou Alex".

Em 2017, transferiu-se para o Borussia Dortmund, clube que moldou talentos como Bellingham e Haaland. Mas para o jovem sueco, ainda franzino, adaptar-se ao futebol físico da Bundesliga foi um desafio.
- Seu talento era evidente, mas a falta de oportunidades minou sua confiança.
Queda na Alemanha, renascimento na Holanda e na Espanha
Após atuar por menos de 300 minutos em dois anos na Alemanha, Isak encontrou redenção em 2019, quando foi emprestado ao Willem II, da Holanda.
Lá, reencontrou sua essência ao marcar 13 gols em 16 jogos, incluindo uma sequência de 12 gols nas 12 primeiras partidas — tornando-se o 1° estrangeiro a alcançar tal feito na história do campeonato.

De volta aos holofotes, foi contratado pela Real Sociedad. No País Basco, somou 43 gols em 3 temporadas e ajudou o clube a conquistar a Copa do Rei, encerrando um jejum de mais de 30 anos sem títulos.
Do recorde de contratação à idolatria no Newcastle
Em 2022, Isak tornou-se a contratação mais cara da história do Newcastle ao ser negociado por £ 60 milhões. No entanto, uma lesão na coxa o afastou por 5 meses, levantando questionamentos sobre o investimento.
A diretoria, que confiava que o jogador se encaixaria no caráter de união e espírito de equipe do elenco que estava formando — reforçando sua diferença em relação a Zlatan — hoje colhe os frutos:
- 25º maior artilheiro da história do clube;
- Primeiro atacante desde Shearer a marcar 20 gols na Premier League em uma temporada;
- 1 dos 3 jogadores (ao lado de Shearer e Joe Willock) a balançar as redes em 7 jogos consecutivos na Premier League.

O camisa #14 até possui mais 3 anos de contrato com o Newcastle, mas será uma grande surpresa se ele permanecer na equipe para a próxima temporada.
Com 28 participações pra gol em 33 jogos na atual época, Isak deve ser a “bola da vez” na janela de transferências do meio do ano na Europa, despertando interesse de gigantes como Arsenal, Liverpool e Barcelona.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se