Botafogo “apaga fantasma” e conquista o Brasileirão depois de 29 anos

BIG STORY

Botafogo “apaga fantasma” e conquista o Brasileirão depois de 29 anos

Redação
Redação
9 dezembro 2024Última atualização: 9 dezembro 2024

É TEMPO DE BOTAFOGO! Não há como começar a descrever o triunfo do Glorioso sem utilizar esta frase, que é atualmente o bordão mais falado no país.

Para um torcedor, conquistar um título é motivo de festa. Contudo, para os botafoguenses, o que aconteceu nesse domingo teve um tempero a mais.

O primeiro motivo se deve ao “29”, número que representa os anos de fila que o time carioca precisou enfrentar para voltar a conquistar o futebol brasileiro.

Na última vez que isso aconteceu, a equipe se sagrou campeã pra cima do Santos em uma final que rende discussões até hojeentenda o caso.

(Imagem: Gazeta Press)

Mas aquele timaço composto por Túlio Maravilha, Donizete, Gonçalves, Wagner e companhia ficou no passado, e os anos seguintes foram de puro sofrimento e decepções para a Estrela Solitária.

Após 3 rebaixamentos e uma situação financeira beirando a falência, John Textor comprou o Botafogo e prometeu entregar um elenco competitivo… E assim o fez.

No ano passado, a campanha do Fogão era tão espetacular que, no fim do 1º turno, a vantagem para o vice-colocado Palmeiras era de 13 pontos, a maior já registrada na história. Só que, naquele 01/11/2023, ocorreria uma das maiores reviravoltas de todos os tempos do futebol brasileiro que culminaria no título do Verdão.

(Imagem: Getty Images)

Por que isso importa? A razão é muito simples: não há como falar de um 2024 Glorioso sem abordar o trágico 2023.

O clube se tornou uma chacota nacional, com muitos torcedores não sabendo como reagir a tamanho sofrimento, mas acreditando que dias melhores finalmente viriam… Só que talvez não imaginassem que a glória chegaria tão rápido e de forma tão abundante.

Em 2024, o Botafogo liderou novamente a tabela por grande parte do campeonato, mas, faltando 3 rodadas para o fim, viu o Palmeiras ultrapassá-lo na tabela novamente. Parecia um déjà-vu, mas, desta vez, o final seria diferente.

Desacreditado por grande parte da mídia e dos torcedores rivais, o Fogão foi à capital paulista e bateu o Verdão por 3 a 1 em pleno Allianz Parque, uma vitória para não só retomar a liderança como dar a moral que lhe fora roubada há exatamente um ano.

Era tudo o que o Botafogo precisava. Corta para este domingo, o Botafogo venceu o São Paulo por 2 a 1 com esse gol no finalzinho do volante Gregore para carimbar o tricampeonato brasileiro do Botafogo de Futebol e Regatas.

Gregore. Justamente o jogador que há 8 dias “deixou a equipe na mão” no início da final da Libertadores. Do inferno ao céu em uma semana? Os “Reis do Futebol” realmente escreveram a história do Fogão por linhas tortas.

(Imagem: Brasileirão

É… O tão chamado “pipoqueiro” deu uma resposta para todos os rivais. Venceu, convenceu, e se juntou a Santos (1962 e 1963) e Flamengo (2019) como um dos únicos times que conquistaram a Copa Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano.

Do título da Série B a “rei” do Brasileirão e da América em 3 anos. Não é à toa que a música diz assim.

🎵Chegou a hora da volta por cima

É tempo de alegria, eu sou do preto e branco

Em General, vamos comemorar

Vestindo o Manequinho no final do ano

Fluminense e Galo escapam do rebaixamento

(Imagem: Brasileirão)

Pode respirar aliviado, torcedor. Aos tricolores e atleticanos que passaram os últimos dias tensos com a possibilidade de um trágico rebaixamento, tudo não passou de um grande susto.

Precisando apenas empatar seus jogos para permanecer na elite do futebol brasileiro, Flu e Galo conquistaram a vitória. Em São Paulo, o tricolor carioca segurou o Verdão e, mais uma vez com Serna, abriu o placar para garantir a vitória.

Já em BH com portões fechados, o Atlético-MG balançou as redes na reta final de jogo com o lateral Rubens pegando esse rebote do pênalti cobrado por Hulk para vencer o Athletico-PR e ainda rebaixar o clube paranaense em pleno ano do centenário.

Com isso, a pergunta que fica para o presidente Mario Celso Petraglia é: O Furacão não tinha um pacto e seria campeão mundial, não? risos.

Domingo foi de despedidas de ídolos

🎵 Vai doer demais, escutar o seu bye bye. Além da disputa por título e pela permanência no campeonato, o último domingão de futebol no Brasil em 2024 foi de despedias de grandes ídolos.

Eterno #3 do tricolor

No Sul, o xerifão Geromel fez a sua última partida da carreira após conquistar 15 títulos com a camisa do tricolor gaúcho em 12 temporadas.

Símbolo de lealdade e entrega ao clube, Geromito entra para o “Hall da Fama” do clube gaúcho.

Um adeus melancólico

No Allianz Parque, o clima também foi de nostalgia. Mesmo sem um anúncio oficial, é muito provável que Dudu não use mais a camisa alviverde.

Representante de uma nova era vencedora do clube, o camisa #7 se tornou um dos maiores ídolos da história do Verdão e referência para os palmeirenses mais jovens.

Pra sempre o “homem gol” do Mengaum

Quem também se despediu da sua nação foi o atacante Gabriel Barbosa, e é claro que “a última dança” tinha que ter bola na rede — veja aqui.

Foram 162 gols e 41 assistências em 307 partidas, além de 13 títulos que o coroaram como um dos maiores nomes da rica história do Clube de Regatas do Flamengo.

Conteúdos do BR24 que você precisar assistir (ou relembrar)…

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã