Com pitada de déjà-vu, Palmeiras e Botafogo escrevem novo capítulo decisivo

BIG STORY

Com pitada de déjà-vu, Palmeiras e Botafogo escrevem novo capítulo decisivo

Redação
Redação
27 novembro 2024Última atualização: 27 novembro 2024

Sabe aquela sensação de “já vi esse filme antes…”? Esse era o sentimento que palmeirenses e botafoguenses tinham antes da “final” antecipada do Brasileirão 2024 na noite dessa terça-feira, no Allianz Parque.

Podemos até dizer que a rivalidade remonta ao ano de 1972, quando ambos decidiram o título do Brasileirão. Na ocasião, o Verdão conquistou seu 5º caneco após um empate por 0x0 na final.

(Imagem: Palmeiras)

Contudo, ela se fortaleceu recentemente, tanto dentro de campo, com as disputas do Brasileiro de 2023 e da Libertadores deste ano, até fora das quatro linhas, com a relação conturbada entre os cartolas Leila Pereira e John Textor.

⌛⏳ Uma volta rápida no tempo…

No ano passado, após um começo de temporada instável, o Botafogo abriu o Brasileirão surpreendendo ao assumir a liderança na 3ª rodada após 5 vitórias consecutivas — o melhor início da sua história.

Depois de triunfar sobre o Palmeiras por 1x0, uma ligação de Cristiano Ronaldo começou a mudar a história do Fogão. Luís Castro, o então técnico, recebeu uma proposta irrecusável e deixou o comando do Glorioso rumo à Arábia.

Ainda assim, conduzido pelo artilheiro Tiquinho Soares, o alvinegro marcou o melhor 1º turno da história do campeonato com 47 pontos e mais de 80% de aproveitamento.

Após uma passagem rápida e conturbada de Bruno Lage — apenas 10 jogos no comando do clube —, o ídolo botafoguense Lucio Flávio foi o escolhido para estar no banco de reservas pelas 13 rodadas que faltavam até o caneco.

Com 2 vitórias nos 2 primeiros jogos, o Botafogo tinha, naquele momento, 9 pontos de vantagem para o 2º colocado. Mal sabiam seus torcedores que o clube não venceria mais no campeonato…

🗣️“This is corruption, this is theft”

Foi com essas palavras que John Textor acusou que o campeonato tinha um grande esquema de arbitragem a favor do Palmeiras, então vice-líder, e que acabava de vencer, de virada, o Fogão por 4x3, na casa do alvinegro.

(Imagem: Getty Images)

O início das acusações de Textor contra a arbitragem e a elaboração de um relatório onde o Palmeiras — líder do campeonato naquele momento — deveria ter 18 pontos a menos que o Botafogo, fizeram a Tia Leila se enfurecer.

Além da troca de ofensas, o alviverde processou o dono do Glorioso. Em 2024, ele foi convocado à CPI que investigava se os campeonatos de 2022 e 2023 haviam sido fraudados porque nunca apresentou provas concretas para suas acusações.

Revanche gloriosa em dose dupla

Mas tudo mudou em 2024… As equipes se encontraram nas oitavas de final da Libertadores. Fazendo valer o seu mando, o Botafogo fez 2x1 em casa, em jogo controlado… Muito diferente do jogo de volta…

No Allianz Parque, o Glorioso abriu 2x0 e por pouco não viu o filme do Campeonato Brasileiro se repetir. Após os 40’ do 2T, o Verdão buscou o empate e, a virada, que levaria o jogo para os pênaltis, foi impedida pelo VAR.

Já na grande decisão do campeonato dessa terça-feira, o Fogão chegou extremamente desconfiado após perder uma vantagem de 6 pontos sobre o Verdão em 3 rodadas, feito que colocou o Palmeiras na liderança na reta final do BR24.

Mas o Arthur Jorge tinha um plano. Sem poupar para a finalíssima da Liberta, o Glorioso veio completo para trucidar o Palmeiras.

O Palmeiras até descontou no finalzinho com Richard Rios, mas nada capaz de mudar os 3 pontos mais fundamentais da história recente do clube carioca. E olha que o John Textor tinha avisado que gostava de jogar no “tapetinho” do Allianz, hein? risos.

PS: Se você quiser ver como foi toda a cobertura desse jogaço, clica aqui.

(Imagem: Brasileirão)

Com 73 pontos conquistados, o Botafogo só precisa de uma vitória e um empate contra o Internacional (fora) e o São Paulo (em casa) para se sagrar campeão brasileiro de 2024. It’s happening, John.

Ainda no BR24…

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã