
Copa do Brasil define os classificados para as quartas
BIG STORY
Copa do Brasil define os classificados para as quartas


(Imagem: CBF)
Aaaah… a magia do mata-mata. As oitavas de final da Copa do Brasil de 2025 foram um espetáculo de intensidade, surpresas e disputas acirradas.
Entre rivalidades locais, nacionais e históricas, os confrontos foram equilibrados, com decisões emocionantes, porém poucas reviravoltas.
Times nordestinos dão adeus
💙❤️ Para começar a retrospectiva das oitavas, o Retrô-PE não conseguiu reverter a vantagem de 3 a 2 que o Bahia construiu na Fonte Nova e foi o primeiro time do Nordeste a se despedir do torneio.
- Franklin Mascote até teve uma boa chance aos 29’ do 2T, mas acabou finalizando para fora. No fim, Jean Lucas, do Bahia, ainda colocou uma bola na trave. Com o 0×0, o Esquadrão de Aço segue agora como único representante da região na CB.

💢 Isso porque, após criar boas chances em Alagoas, o CSA não foi páreo para o “Dinizismo” praticado pelo Vascão, principalmente no 1T, no Rio de Janeiro.
Depois que Rayan abriu o placar aos 20’, a barreira virou baile completo aos 31’, com esse gol de Coutinho. Ainda deu tempo de Tchê Tchê ampliar aos 46’, batendo de “perninha” direita.
- Controlando o jogo no 2T, o Vasco viu o Azulão descontar com Brayann logo aos 4’ e até ensaiar uma reação, que não aconteceu. Primeira vitória do Cruzmaltino nos últimos 8 jogos e chegada às quartas por 2 anos consecutivos, algo que não acontecia desde 2011.
🦊 Maior rival do CSA, o CRB decidiu a vaga em casa contra o Cruzeiro. Depois de parar no goleiro Matheus Albino, que fez 11 defesas no Mineirão, o Cabuloso enfim conseguiu estufar a rede do Galo da Praia com o zagueiro Villalba aos 43’ do 1T.
Com a vantagem, o time celeste soube se defender no 2T, aproveitando-se do contra-ataque, mas desperdiçando chances. Até que, aos 37’, o juiz marcou pênalti após a bola bater no braço de Fabrício Bruno. Gegê cobrou e Cássio foi o herói azul.
- Abatidos, os 15.200 torcedores que foram ao Rei Pelé — recorde de público do estádio no ano — refletiram no time: aos 50’, Eduardo roubou de Segovia e classificou o Cruzeiro para as quartas, o que não acontecia desde 2019.
At(h)léticos passam nos pênaltis
🐔 Se Cássio decidiu para o Cruzeiro em um pênalti, seu maior rival, o Atlético-MG, se classificou nas penalidades.
Após perder o jogo no Maracanã por 1 a 0, o Flamengo até devolveu o resultado na Arena MRV, com esse gol de Everton Cebolinha. Contudo, com a decisão ficando para a marca da cal, a estrela que brilhou foi a do quase xará, Everson.
- O goleiro do Galo defendeu a cobrança de Samuel Lino — reforço mais caro da história do Flamengo, por R$ 143 milhões —, viu Wallace Yan, com muita marra e pouca efetividade, isolar a cobrança e converteu a última, classificando os mandantes por 4 a 3.
- Falando em mandantes… todas as vezes que o Flamengo perdeu em casa o 1º jogo, foi eliminado da Copa do Brasil. Essa, para o Galo, foi a 6ª vez na história: 3 nas oitavas e 3 nas quartas.

🌪️ Já o xará paranaense, que mudou de nome, viu tudo mudar na decisão contra o São Paulo logo aos 4’ do 1T, quando o goleiro Rafael foi expulso após falta em Viveros. Contudo, o gol do empate no agregado só saiu no 2T, aos 24’, com Lucas Esquivel.
- Nas cobranças de pênalti, o personagem também foi um goleiro: Jandrei. Substituto de Rafael, além de pular errado em todos os cantos, já tinha visto Santos pegar duas pelo Furacão.
- Não satisfeito, ainda resolveu bater o último pênalti: mais uma defesa de Santos e fim de ciclo no São Paulo, com saída encaminhada para o Juventude.
Vantagens da ida são confirmadas
Botafogo, Fluminense e Corinthians foram os que menos sofreram nas oitavas, após vencerem o jogo de ida.
🔥 O Fogão — único dos 12 grandes que não tem o título da competição — foi até Bragança Paulista com um agregado de 2 a 0, e o gol de Savarino, após maravilhoso passe de Danilo, deu números finais ao confronto.
❤️💚 O Fluzão só empatou com o Inter, mas após o 2 a 1 no Beira-Rio, avançou sem sustos. E ainda ganhou um presente — a entregada de Ronaldo para Everaldo e gol de Canobbio. Alan Patrick até empatou de pênalti, mas não foi suficiente.
⚓ Por fim, no duelo mais disputado e aguardado das oitavas, o Dérbi paulista, o Corinthians, que já tinha a vantagem de 1 gol, ficou com 1 a mais em campo quando Aníbal Moreno foi expulso aos 15’ do 1T por cabeçada em José Martínez.
Com calma para criar, o Timão começou a construir sua 6ª vitória no Allianz Parque — adversário com mais vitórias no estádio — com Matheus Bidu, aos 42’ do 1T, e fechou com Gustavo Henrique, aos 14’ do 2T.

Pela 1ª vez na história, o Corinthians passa pelo Palmeiras em um mata-mata nacional e, pela 2ª vez no ano, “elimina” o rival — a outra foi a vitória na final do Paulistão.
- Enquanto Dorival ganha respiro, Abel ganhou vaias e aplaudiu, segundo ele, pedindo apoio.
Com os classificados definidos, a Copa do Brasil entra em sua fase decisiva. O sorteio das quartas já está marcado para a próxima terça (12), e as expectativas crescem por confrontos ainda melhores.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se