Corinthians constrói uma soberania no futebol feminino

BIG STORY

Corinthians constrói uma soberania no futebol feminino

Redação
Redação
22 setembro 2024Última atualização: 22 setembro 2024

Nada é por acaso. Nesse domingo, o Corinthians viveu mais um belíssimo capítulo de sua história no futebol feminino e se consolidou de vez como a grande potência da modalidade no Brasil e na América do Sul.

Mas, afinal de contas, como o clube chegou nesse nível? O início deste processo ocorreu há quase uma década, em meados de 2015, quando o Timão decidiu formar a sua equipe de futebol feminino em parceria com o Audax.

Na época, os jogos não tinham patrocinadores e eram disputados na cidade de Barueri em horários pouco atrativos e com um público que não chegava a 50 pessoas.

No entanto, os resultados vieram rapidamente. Ao longo das 2 temporadas de parceria entre as equipes, o Corinthians conquistou a Copa do Brasil (2016) e a Copa Libertadores (2017).

  • Nesse período, um estudo feito pelo núcleo feminino do clube descobriu que a torcida corintiana era composta por quase 54% de mulheres. Foi aí que o jogo virou.

Diante da exigência da Conmebol de criar um departamento feminino para os clubes que quisessem disputar o torneio masculino, o Timão optou por seguir um caminho independente e assumir a gestão de sua equipe feminina.

Com um trabalho já promissor de Arthur Elias no comando técnico da equipe e uma gestão de desenvolvimento feita por Cris Gambaré, o Corinthians começou a empilhar títulos e recordes.

  • 6x campeão brasileiro;
  • 5x campeão paulista;
  • 4x campeão da Libertadores;
  • 3x campeão da Supercopa do Brasil;
  • 2x campeão da Copa do Brasil;
  • 34 vitórias consecutivas entre março e setembro de 2019.

O último desses triunfos veio nesse domingo com o hexacampeonato brasileiro — o 5° de forma consecutiva — ao vencer o São Paulo por 2 a 0 com gols de Jaqueline e Carol Nogueira.

(Imagem: Brasileirão Feminino)

E lembra daquela “meia dúzia de gato pingado” que acompanhava o Timão no início do projeto? Então, mais de 44 mil pessoas foram à Arena no jogo de ontem, o maior público da história do futebol feminino na América do Sul.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã