Da mesma base para a grande esperança do futebol brasileiro
BIG STORY
Da mesma base para a grande esperança do futebol brasileiro
Redação
25 agosto 2024Última atualização: 25 agosto 2024
Compartilhar trecho:
Quem acompanha o futebol sabe que, há alguns anos, muito se falava sobre 2 jogadores da base do Palmeiras que tinham tudo pra explodir no cenário nacional: Endrick e Estevão (à época conhecido como Messinho).
O que talvez poucos — ou até mesmo ninguém — imaginassem é que essa ascensão seria tão rápida.
Mesmo com a pouca diferença de idade entre ambos — apenas 277 dias —, Endrick chegou a base palmeirense bem mais cedo que seu companheiro, aos 10 anos.
Aos 15, impressionou a todos com a sua excelente apresentação na Copa São Paulo de Futebol Júnior — torneio mais famoso de base do país — ao anotar 5 gols em 5 jogos no torneio.
Os olhares dos gringos já estavam em cima dele, mas Endrick sabia exatamente o que queria: vestir as cores Real Madrid.
Eis que, em dezembro de 2022, o Palmeiras e o clube madridista acertaram a transferência do jogador por cerca de 70 milhões de euros (R$ 393 milhões na época).
De lá pra cá, Endrick foi decisivo em todos os momentos:
Foi o grande personagem da virada por 4×3 contra o Botafogo no Brasileirão de 2023;
Jogador mais novo a marcar um gol em Wembley;
4° jogador mais jovem a marcar pela seleção brasileira.
Já nesse domingo, o garoto recém-chegado em Madri estragou a partida que, em tese, era de Mbappé.
Aos 18 anos e 35 dias, Endrick se tornou o atleta mais jovem não nascido na Espanha a marcar um gol pelo Real Madrid e o 3° sul-americano mais jovem de todos os tempos no Campeonato Espanhol.
Agora, o atacante se junta a Rodrygo, Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Evaristo de Macedo como os únicos brasileiros que balançaram a rede na sua estreia com o Real.
A outra estrela permanece por aqui
Mas, é por pouco tempo. Vendido ao Chelsea por R$ 358 milhões, Estevão vem impressionando os palmeirenses com suas habilidades, sendo, inclusive, comparado com o Neymar nos tempos de Santos.
Exagerado ou não, fato é que Estevão só faltou fazer chover no último sábado na goleada do Palmeiras por 5×0 sobre o Cuiabá.
Ao todo, Estevão conta com 9 gols e 8 assistências em 34 partidas com a camisa alviverde. Ou seja, o mlk tem participação direta em 1 gol a cada 2 jogos.
Talvez estejamos falando da dupla de jovens jogadores mais empolgantes desde Neymar-Ganso, no começo da década passada.
Embora seja difícil prever o futuro de ambos, uma coisa é fato: O “significado” da letra “E” que inicia o nome de Endrick e Estevão só pode ser o da estrela que está por trás de cada um.