
Há 20 anos, o futebol mudava para sempre
BIG STORY
Há 20 anos, o futebol mudava para sempre


Há exatas duas décadas, um jovem de 17 anos chamado Lionel Andrés Messi entrava em campo pela primeira vez com a camisa do Barcelona em partida contra o Espanyol — veja aqui.
A história da joia argentina com o time catalão começou com Carles Rexach, importante diretor do clube e braço direito de Johan Cruyff na época do chamado "Dream Team".
Após alguns meses de treinamento no CT das categorias de base do clube, Carles tomou uma decisão ousada ao assinar um compromisso com o pai de Messi em um guardanapo.
🤝 ““Em Barcelona, no dia 14 de dezembro de 2000, na presença de [Josep Maria] Minguella e Horacio [Gaggioli], Carles Rexach, diretor esportivo do Barcelona, concorda, sob sua responsabilidade e independentemente de divergências, em contratar o jogador Lionel Messi desde que os valores acordados sejam honrados.”

O motivo de tanta preocupação era a altura do argentino, considerada baixa para um menino de 13 anos. Mas tal era a convicção de Carles que ele convenceu o Barcelona a pagar por um tratamento hormonal que ajudasse o jogador a se desenvolver fisicamente.
Pouco mais de 5 anos depois dessa negociação histórica, no dia 01/05/2005, Messi marcou seu 1º gol como profissional ao receber um passe de Ronaldinho Gaúcho e tocar com estilo por cobertura pra cima do goleiro do Albacete — relembre aqui.

Dali em diante, Messi balançou as redes mais 671 vezes e distribuiu 254 assistências em 778 partidas disputadas ao longo dos 17 anos em que vestiu a camisa do clube catalão.
Entre os números impressionantes do “La Pulga”, destaca-se a temporada 2011/12, quando anotou 73 gols e deu 35 assistências em 60 jogos. Apesar de não ter conquistado a Champions ou a La Liga naquele ano, sua performance lhe rendeu a cobiçada Bola de Ouro.
Um divisor de águas na história do Barcelona
Antes de Messi, o clube tinha apenas 16 títulos de La Liga e uma Champions League. Já durante o período com o argentino, o Barça conquistou mais 10 taças de campeão espanhol e 4 da Champions. Veja os outros títulos conquistados pelo jogador na equipe:
- 3 Mundial de Clubes
- 6 Copa do Rei
- 8 Supercopa da Espanha
- 3 Supercopa da Europa
A história entre Barcelona e Messi acabou em agosto de 2021, quando o jogador anunciou sua ida ao Paris Saint-Germain. Inclusive, após sua partida, o time catalão venceu apenas 1 vez a La Liga.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se