
Jakub Mensik, o “garoto” que destruiu o sonho de Novak Djokovic
BIG STORY
Jakub Mensik, o “garoto” que destruiu o sonho de Novak Djokovic


Desde pequeno, 🇨🇿 Jakub Mensik sempre teve Novak Djokovic como ídolo. Neste domingo, o jovem de 19 anos não só enfrentou seu herói, como também fez história, derrotando o sérvio na final do Masters 1000 de Miami e barrando o sonho de Djoko de conquistar o 100º título da carreira.
Mensik, então #54 do mundo, não se intimidou e despachou o maior campeão de todos os tempos em dois tie-breaks, com parciais de 7/6 (4) e 7/6 (4) — veja aqui o match point.
Foi um verdadeiro choque no tênis — e tudo isso em sua 1ª final de Masters 1000.
A ascensão de Mensik
A jornada de Jakub Mensik até aqui parece até roteiro de filme. Nascido em Prostejov, na República Tcheca, ele começou a jogar tênis aos 5 anos, sempre com Djokovic como inspiração.
Em 2022, foi vice-campeão do Australian Open júnior e chegou ao 2º lugar no ranking juvenil. Seu talento chamou até a atenção do próprio ídolo, que o convidou para treinar na Sérvia.
"Novak sabia da minha admiração e me chamou para treinar com ele. Foi uma experiência surreal."
De lá pra cá, o garoto não parou de crescer. Em 2023, estreou em Grand Slams no US Open, chegando à 3ª rodada. Já em 2024, alcançou a final do ATP 250 de Doha e fez quartas em Xangai, caindo para Djokovic.
Mas agora, ele deu o troco — e de forma arrasadora.
A vitória histórica
A final já estava marcada para a história antes mesmo do primeiro ponto. Foi a decisão de Masters 1000 com a maior diferença de idade entre os finalistas desde 1990.

Mas a vantagem da experiência não pesou para Djokovic. Em uma partida adiada por mais de cinco horas devido à chuva, Mensik sacou como um veterano, disparando 14 aces contra um dos maiores devolvedores da história do esporte.
Ele dominou os tie-breaks e impediu o 100º título do sérvio, que segue com 99 troféus, atrás apenas de 🇨🇭 Federer (103) e 🇺🇸 Connors (109).
Para Mensik, a vitória não foi só sobre o título. Foi o momento de provar seu talento e conquistar seu espaço. O tcheco se tornou o 1º jogador nascido em 2005 a vencer um Masters 1000, além de ser o:
- 1º tcheco a conquistar um Masters 1000 desde Tomas Berdych, em 2005;
- 9º mais jovem campeão de um torneio desse nível;
- 2º mais jovem a vencer o Miami Open, atrás apenas de Carlos Alcaraz;
- 4º jogador a conquistar seu primeiro título logo em um Masters 1000.

Agora, Mensik está prestes a dar um salto gigantesco no ranking, entrando no TOP-25 do mundo, consolidando-se como uma das maiores promessas do tênis.
Ainda falando no Miami Open….
Quem também faturou o “caneco” em MIA foi a #1 do mundo 🇧🇾 Aryna Sabalenka, que derrotou Jessica Pegula por 2 sets a 0 em um jogo de 11 quebras de serviço.

Com o título, Sabalenka chegou ao seu 19º troféu da carreira (sendo 17 em quadra dura) e igualou Maria Sharapova em número de conquistas em Masters 1000.
PS: Clique aqui e não deixe de ver a forma curiosa com que a tenista comemorou o título em português.

Redação
trends

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se