João Fonseca desponta como a nova potência brasileira no esporte mundial

BIG STORY

João Fonseca desponta como a nova potência brasileira no esporte mundial

Redação
Redação
22 dezembro 2024Última atualização: 22 dezembro 2024

Te cuida, Sinner. O JF tá chegando! Mesmo com “apenas” 18 anos, João Fonseca játem trazido aos brasileiros esperanças de grandes conquistas para o futuro.

Nascido em 2006, no Rio de Janeiro, o jovem tenista cresceu em um ambiente esportivo que moldou sua trajetória. Filho de pais apaixonados por esportes — sua mãe chegou à flertar com o vôlei profissional e seu pai foi tenista juvenil —, João experimentou diversas modalidades na infância, como futebol, judô, natação e skate.

Mas foi no tênis que encontrou a sua verdadeira paixão. Aos 6 anos, ele já demonstrava talento e competitividade em tudo que fazia, e aos 11, já chamava a atenção pela qualidade de seus golpes.

Depois de anos competindo e se destacando no circuito juvenil, Fonseca foi o destaque da equipe brasileira que conquistou a Copa Davis Juvenil em 2022 e, um ano depois, alcançou o topo do ranking mundial júnior ao faturar o título do US Open Juvenil.

(Imagem: Getty Images)

Com o triunfo, o brazuca se tornou o 1° tenista nascido em 2006 a vencer uma partida no circuito profissional da ATP.

Mas isso era só o começo do que estava por vir. Neste ano, ele obteve excelentes resultados ao longo da temporada:

  • Campeão do Challenger de Lexington;
  • Disputou as quartas de final do ATP 250 de Bucareste;
  • Disputou as quartas de final do ATP 500 do Rio de Janeiro após vencer na estreia do Rio Open o tenista francês Arthur Fils, atualmente no TOP-20 do ranking mundial;
  • Venceu uma partida na chave principal do Masters 1000 de Roma.

Toda essa trajetória lhe proporcionou saltar 585 posições no ranking da ATP, terminando o ano como o 145º do mundo. Mas o gran finale estava reservado para Jedá, na Arábia Saudita.

O melhor da nova geração é nosso 🇧🇷

Nesse domingo, João Fonseca mostrou não só ao Brasil — mas também ao mundo — a sua carta de boas-vindas ao tênis.

O brasileiro protagonizou mais um capítulo histórico ao vencer o Next Gen ATP Finals, torneio criado em 2017 que reúne os 8 melhores tenistas de até 20 anos. Na decisão, ele superou de virada o americano Learnen Tien por 3 sets a 1, com parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2.

(Imagem: Getty Images)

🏆 A conquista é um marco: João se tornou o 1° sul-americano a vencer o torneio e o 2° mais jovem a ser campeão, ficando atrás apenas do italiano Jannik Sinner, que venceu em 2019 aos 18 anos e 2 meses.

A campanha de João no Next Gen foi irretocável. Ele não apenas saiu invicto da competição, como mostrou resiliência ao virar a decisão, dominando completamente a terceira parcial com um avassalador 4/0. Veja alguns dos lances espetaculares do brazuca aqui.

O título também foi marcado por uma demonstração impressionante de força física: Fonseca disputou 5 jogos em 5 dias, mostrando preparo e intensidade em cada um deles.

Com tanto talento em tão pouca idade, João já é comparado por muitos na Europa com o número #1 do mundo Jannik Sinner, devido ao seu grande saque — que já consegue alcançar 225 km/h —, o poder de linha de base fácil e o comportamento tímido dentro e fora da quadra. Será que tá com moral o nosso menino? risos.

14 anos depois, reencontrando um ídolo

João Fonseca não esconde sua idolatria por Roger Federer, mas isso em nada impede o brasileiro ser um fã declarado de Rafael Nadal.

Quando tinha 4 anos, o ainda menino João teve o primeiro contato com “El Toro” dias antes da final da Espanha na Copa do Mundo. Depois, teve a oportunidade de acompanhá-lo de pertinho nas quadras.

O mais curioso é que hoje os papéis se inverteram e é Nadal que assiste atentamente aos movimentos do jovem e talentoso brasileiro veja aqui.

(Imagem: Getty Images)

Seja como Nadal, Federer, Sinner ou até mesmo Guga. O que todos sabemos é que o tênis brasileiro ganhou um novo talento capaz de trazer muito orgulho num futuro próximo.

Não adianta pedir para irmos com calma. Estamos todos Fonsequisados, não tem jeito!!!

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã