O adeus do ilusionista que encantou o futebol
BIG STORY
O adeus do ilusionista que encantou o futebol
O espanhol Andrés Iniesta, herói da Copa do Mundo de 2010 e eterno ídolo do Barcelona, anunciou para seus seguidores que, na próxima terça-feira (08/10), deve se aposentar oficialmente do futebol.
Nascido em Albacete, o jogador começou sua trajetória nas categorias de base do clube local, mas foi em 1996, quando se juntou à La Masia — famosa academia do Barcelona — que sua história mudou.
Aos 12 anos, já mostrava uma habilidade fora de série. Foi esse talento, junto de muito treinamento, que o levou a debutar pelo time principal com apenas 18 anos.
Iniesta se tornou a alma de uma das equipes mais poderosas da história do futebol, que praticamente mudou o estilo de como o esporte é jogado. O resultado disso é a enxurrada de títulos conquistados pelo jogador.
- 9 La Ligas
- 7 Supercopas da Espanha
- 6 Copas do Rey
- 4 Champions League
- 3 Supercopas da UEFA
- 3 Mundiais de Clubes
Sua visão de jogo apurada e sua precisão em passes de curta a longa distância não se limitaram ao Barcelona. Atuando pela seleção da Espanha, "El Ilusionista", como era conhecido, foi peça importante nas conquistas da Eurocopa de 2008 e 2012.
Mas o ápice de sua carreira veio em 2010, quando marcou o gol decisivo contra a Holanda na prorrogação da final da Copa do Mundo para garantir a taça inédita aos espanhóis.
O que poucos devem saber é que o triunfo no Mundial foi um marco de extrema importância na vida de Iniesta. Isso porque, à época, o jogador batalhava contra a depressão.
Antes da Copa do Mundo de 2010, entrei em uma depressão que me deixou muito tocado. Ter tudo não te faz feliz. Me sentia vazio, tínhamos acabado de ganhar uma tríplice coroa no Barcelona. A Copa do Mundo, além do gol do título, me deu vida.
A aventura no Japão
Sua longeva e vitoriosa passagem de 22 anos pelo clube catalão se encerrou em 2018, quando o atleta decidiu mudar de ares e assinar com o Vissel Kobe, do Japão.
Por lá, liderou a equipe na conquista de 3 títulos até encerrar o seu vínculo em 2023 para fechar com o Emirates Club, nos Emirados Árabes, onde permaneceu até o meio deste ano.
Aos 40 anos e sem clube, Iniesta está a poucos dias de anunciar o fim de uma das carreiras mais estreladas do futebol deste século.
PS: Se quiser relembrar momentos históricos do jogador, clique aqui.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se