13 setembro 2024Última atualização: 13 setembro 2024
Compartilhar trecho:
Várias questionamentos e nenhuma resposta. É assim que se encontra a atual fase da seleção brasileira que, além de não vencer uma Copa do Mundo há mais de duas décadas, agora enfrenta dificuldades “dentro da sua casa”.
Desde a saída de Tite do comando da seleção após o fim do Mundial de 2022, a seleção brasileira teve 6 empates e 6 derrotas em 19 jogos, incluindo perdas “vexatórias” para as seleções de Marrocos e Senegal.
Fora de campo, o Brasil já contou com três treinadores diferentes (Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior), sem falar na negociação desastrosa com o técnico Carlos Ancelotti.
Na Copa América disputada entre os meses de junho e julho deste ano, o Brasil contrariou todas as expectativas ao ser eliminado nos pênaltis pelo Uruguai nas quartas de final, encerrando sua participação no torneio com apenas uma vitória em 4 jogos.
Mas o ápice da preocupação se chama Eliminatórias para a Copa do Mundo. Com a derrota da última terça-feira para o Paraguai, o Brasil registrou o seu pior início na história do torneio desde que o formato de pontos corridos foi adotado em 1998.
Com apenas 10 pontos em 8 jogos, a Seleção ocupa a modesta 5ª posição e já acumula quatro derrotas – um desempenho muito aquém do esperado para o país do futebol. Veja o retrospecto brasileiro em cada Eliminatória após a 8ª rodada.
Mas essa é apenas a “ponta do iceberg” de resultados negativos conquistados nas Eliminatórias.
1ª derrota em casa nas Eliminatórias após 64 jogos;
Voltou a perder para o Uruguai depois de 22 anos;
Perdeu uma invencibilidade de 37 jogos nas Eliminatórias;
Perdeu pela 1ª vez para a Colômbia em Eliminatórias;
Perdeu para o Paraguai depois de 16 anos
Além dos péssimos resultados até o momento, o setor defensivo tem dado sinais de fraqueza. Foram 9 gols sofridos em 8 partidas, um número alto considerando que no mesmo período da última edição o Brasil tinha sido vazado apenas duas vezes.
(Imagem: EFE)
Mesmo com tantos problemas, a chance de não classificação para a próxima Copa ainda é pequena, já que ainda restam mais 10 rodadas e 6 seleções se classificam de forma direta para o Mundial, além do 7° colocado que vai para a repescagem.
Roteiro parecido com 94 e 2002
Se você é daqueles supersticiosos, talvez o atual momento da equipe canarinho não seja algo “ruim”. Isso porque, antes da Copa de 1994, o Brasil quase não se classificou para o Mundial nos Estados Unidos, sendo desacreditado por grande parte do país.
Já na preparação para a Copa de 2002, a seleção também passava por grandes dificuldades, além de ter Ronaldo Fenômeno, seu melhor jogador, voltando de uma grave lesão. Isso te lembra alguma coisa?