
Por que alguém patrocinaria um dos piores times do mundo?
BIG STORY
Por que alguém patrocinaria um dos piores times do mundo?


🍔 Na temporada 2019/2020, o Stevenage FC, último colocado da quarta divisão inglesa, recebeu uma proposta pra lá de curiosa: ser patrocinado pelo Burger King.
Com poucos torcedores, visibilidade quase nula e nenhum grande resultado — afinal, era o lanterna —, a ação não parecia fazer sentido. Mas a ideia da rede de fast food não era convencional: o objetivo era usar o time como vitrine… dentro do FIFA 20.
Apesar da irrelevância no futebol real, o Stevenage estava licenciado no jogo. Patrocinar sua camisa significava estampar a marca no game mais jogado do mundo, onde estavam também os maiores craques do futebol mundial.
Além disso, o Stevenage tinha o menor overall do jogo, o que o tornava uma escolha popular entre gamers que buscavam desafios no modo carreira ou partidas online.
🎮 Stevenage Challenge
O BK tinha um plano ainda mais ousado: transformar o pequeno clube da vida real no maior time online do planeta. Para isso, nasceu em outubro de 2019 o “Stevenage Challenge”.
A proposta era simples: os jogadores deveriam contratar grandes estrelas no FIFA 20 e marcar gols com eles (simples, de falta, olímpicos, do meio de campo, entre outros) vestindo uma das camisas do Stevenage — veja aqui o vídeo de lançamento.
Ao postar os vídeos nas redes sociais usando a hashtag da campanha, os participantes ganhavam lanches gratuitos do Burger King.
Com isso, astros como Cristiano Ronaldo, Messi, Mbappé e Neymar apareciam usando o logo do Burger King no peito — sem que a marca precisasse pagar 1 centavo a eles por isso.

Estima-se que o apoio ao clube era cerca de £ 50 mil (aproximadamente R$ 380 mil na cotação atual). Em comparação, a Chevrolet gastava £ 64 milhões por ano para patrocinar o Manchester United.
A sacada do BK foi criativa, acessível e extremamente eficaz — esse vídeo aqui de review da campanha também é simplesmente demais. Vale a pena conferir.
E os números do desafio, que durou apenas duas semanas, confirmam isso:
- ⚽ Stevenage se tornou o time mais escolhido para jogar o modo carreira;
- 🎥 Mais de 25 mil vídeos postados nas redes com a hashtag da campanha;
- 👀 1,2 bilhão de impressões;
- 👕 O uniforme da equipe esgotou pela primeira vez na história.
O projeto não só viralizou: virou estudo de caso. A campanha foi vencedora de prêmios internacionais como Clio Awards, D&AD e Cannes Lions, sendo exaltada como um marco em criatividade e inovação no marketing esportivo.

🍔 Mais do que vender hambúrgueres, a marca mostrou que é possível, literalmente, reinventar o jogo.
E o Stevenage, mesmo passando longe de vencer a Premier League, no universo do marketing esportivo, foi campeão absoluto.🏆

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se