
Será Jannik Sinner quem irá desafiar o reinado do BIG-3 do tênis mundial?
BIG STORY
Será Jannik Sinner quem irá desafiar o reinado do BIG-3 do tênis mundial?


Se Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic são figuras conhecidas pelos amantes dos esportes, o nome que mais ecoa no mundo do tênis atualmente é Jannik Sinner.
Neste domingo, ele conquistou o bicampeonato do Australian Open após vencer o alemão Alexander Zverev por 3 sets a 0 (6/3, 7/6(4) e 6/3). Além do triunfo, Melbourne também trouxe marcas importantes para o jovem de 23 anos.
- 79 triunfos nos últimos 85 jogos;
- Primeiro italiano a conquistar 3 Grand Slams;
- Primeiro a alcançar 10 vitórias consecutivas sem perder nenhum diante de adversários do TOP-10 da ATP;
- O jogador mais jovem a ganhar títulos consecutivos de simples na chave masculina do Australian Open desde o americano Jim Courier, em 1992 e 1993;
- O 5º tenista entre os homens a vencer 3 majors em quadra dura de forma consecutiva.
Ascensão meteórica e a chegada ao topo do mundo

O ano era 2019. Sinner se classificou para o seu 1º Grand Slam e foi campeão do ATP Next Gen, fechando a temporada pela 1ª vez dentro do TOP-100 e sendo nomeado para a Revelação do Ano da ATP — parece a trajetória de alguém que conhecemos?
- Já em 2020, veio a primeira vitória em majors, no Australian Open, além da conquista de seu 1º título da ATP na Bulgária — ele fechou o ano ocupando a 37ª posição.
No ano seguinte, se tornou o mais jovem a ganhar títulos ATP consecutivos desde Nadal em 2005, além de chegar na sua 1ª final de Masters 1000. Ao final do ano, ele se converteu no 1º jogador masculino nascido na década de 2000 a entrar para o TOP-10.
Em 2022, Sinner transformou-se no jogador mais novo a alcançar as quartas de final nos 4 Grand Slams desde Djokovic em 2007/08. Já em 2023, alcançou a 4ª posição no ranking e se tornou o 2º italiano na história a chegar ao TOP-5.
A explosão final veio em 2024. Foram 8 títulos, entre eles seus 2 primeiros majors, o ATP Finals e a Copa Davis — o primeiro tenista da história a realizar o feito. A cereja do bolo? No dia 10/06/24, Jannik alcançou o topo do ranking mundial.
2025 será o divisor de águas

Em meio aos grandes feitos, Sinner viveu uma grande controvérsia na sua carreira no ano passado: em março, ele foi acusado de uso de anabolizante e alegou contaminação acidental — argumento aceito por um tribunal independente em agosto.
Porém, a Agência Mundial Antidoping (WADA) entrou com recurso para a suspensão de 1 a 2 anos da nova joia do tênis mundial e a audiência está marcada para os dias 16 e 17 de abril. Até a data, Jannik diz não pensar no recurso e quer curtir o seu momento.
Falando em troféu do Australian Open…

A #1 do ranking feminino não teve o mesmo resultado de Sinner. Aryna Sabalenka perdeu para a americana Madison Keys por 2 sets a 1 (6/3, 2/6 e 7/5) em um jogo emocionante.
Além de ser o primeiro título de Grand Slam da #7 do mundo, a bielorrussa perdeu a chance de alcançar o tricampeonato seguido — e ela não ficou nada feliz com isso.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se