
Dana White choca o mundo e anuncia aposentadoria de Jon Jones
MMA
Dana White choca o mundo e anuncia aposentadoria de Jon Jones


(Imagem: Getty Images)
O fim de uma era. Depois de 7 meses de expectativa pelo retorno de Jon Jones ao octógono e com os fãs já perdendo a paciência, o mundo do MMA foi surpreendido com o anúncio de sua aposentadoria, feito por Dana White após o UFC Baku, no último sábado.
Pouco tempo depois, o próprio Jones confirmou a decisão em comunicado nas redes sociais. Em suas palavras: “Desde a primeira vez que pisei no octógono, meu objetivo era desafiar os limites do que era possível neste esporte.”
E “Bones” de fato desafiou — e superou — muitos desses limites:
- Cartel invejável: 28 vitórias, 1 luta sem resultado (no contest) e 1 derrota (por desqualificação — que, para Dana White, também deveria ser no contest);
- Campeão mais jovem da história do UFC: 23 anos e 243 dias;
- Um dos únicos 10 campeões em duas categorias (meio-pesado e peso-pesado);
- Mais tempo com o cinturão dos meios-pesados (1.501 dias e 8 defesas consecutivas);
- Maior número de defesas de cinturão no meio-pesado (11) e total no UFC (12);
- Mais combates valendo cinturão na história da organização (17);
- Líder do ranking peso-por-peso por 1.743 dias (165 vezes).
Com esses feitos e vitórias dominantes sobre nomes como Maurício Shogun (na conquista do cinturão), Daniel Cormier (2x) e Glover Teixeira, Jones é considerado por muitos o maior lutador de todos os tempos (GOAT).
Contudo, sua aposentadoria também reacendeu críticas. Parte da comunidade do MMA questiona seu legado, principalmente pelas polêmicas que o cercaram. Como disse o brasileiro Renato Moicano, “jogou a carreira na lama”.
- Sem contar as polêmicas que ele se envolveu: foi flagrado 3x no antidoping e perdeu o cinturão outras 3x por controvérsias fora do octógono;
A crítica mais recente é a de que Jon Jones estaria “fugindo” das grandes lutas desde que assumiu o cinturão dos pesos-pesados.
- Nunca enfrentou Francis Ngannou e, quando todos esperavam o anúncio da luta contra o campeão interino Tom Aspinall, a resposta foi a aposentadoria — frustrando os fãs e movimentando o debate sobre seu legado.
GOAT ou não, Jon "Bones" Jones está na eternidade do esporte. O cinturão dos pesados agora passa oficialmente para as mãos de Aspinall, que já prometeu “colocar essa categoria dos pesos-pesados para andar. Um campeão linear ativo.”

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se