
Temporada regular da NBA registra queda de audiência, mas momentos chaves ajudam em recuperação
NBA
Temporada regular da NBA registra queda de audiência, mas momentos chaves ajudam em recuperação


A NBA conseguiu amenizar a queda de audiência registrada no início da temporada, que chegou a marcar um recuo de até 20% nos 2 primeiros meses do calendário.
Ao fim da temporada regular, a liga fechou com média de 1,53 milhão de telespectadores, contra 1,56 milhão em 2023/24 — uma redução percentual de apenas 2 pontos.
Dois períodos específicos se destacaram como responsáveis por essa retomada:
- 🎄 Rodada de Natal: média de 5,32 milhões de espectadores, representando um aumento de 87% em relação a 2023 — o melhor desempenho nos últimos 5 anos;
- 🔄 Jogos após o fechamento da janela de trocas: média de 1,5 milhão, com alta de 16% em comparação ao período anterior às negociações (excluindo abertura e Natal).
Além dos 2 jogos da abertura e dos 5 do Natal, outras 3 partidas fecharam o TOP-10 de maiores audiências da temporada:
- 🏀 Celtics x Lakers (08/03): 4,6 milhões de espectadores — maior audiência da NBA nos últimos 7 anos, superando Warriors x Lakers;
- 🏀 Warriors x Lakers (27/01): 3 milhões de espectadores — à época, o jogo mais assistido em 4 anos;
- 🏆 Final da NBA Cup – Thunder x Bucks (17/12/24): 1,75 milhão de espectadores.
A queda nas assinaturas de TV a cabo nos EUA é a principal causa da perda de audiência da NBA nesta temporada. Contudo, a expectativa é de reversão em 2025/26, quando entra em vigor o novo contrato de mídia de US$ 77 bilhões por 11 anos.
- A maioria dos jogos serão transmitidos na TV aberta e no streaming, deixando a TV paga com menos espaço.
Apesar das oscilações, a NBA não perdeu espaço frente a outras ligas, o que era uma preocupação. A NFL também registrou queda de 2% entre 2024 e 2025, e a NHL caiu 13%, mesmo com o sucesso do torneio 4 Nations, que substituiu seu All-Star Game.
Com a retomada gradual dos números e a expectativa positiva para a nova temporada, resta saber se Adam Silver e cia conseguirão "enterrar" de vez a narrativa de que a NBA já não possui mais um público fiel e engajado.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se