
FIFA, Arábia Saudita e o Mundial de Clubes
NEGÓCIOS DO ESPORTE
FIFA, Arábia Saudita e o Mundial de Clubes


(Imagem: Wall Street Journal)
No dia 5 de junho, Gianni Infantino, presidente da FIFA, anunciou o PIF (Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita) como parceiro comercial da atual Copa do Mundo de Clubes.
Diante da necessidade da FIFA em captar recursos, já que prometeu premiações maiores do que qualquer outro campeonato — garantindo assim o engajamento dos times europeus —, o acordo não se restringe ao aspecto financeiro.
Uma dose de contexto: O PIF é o fundo soberano saudita com a ambição declarada de “ser o investidor mais impactante do mundo”. Assim, tem investido bilhões em diversos setores, incluindo esportes.
- Em 2021, o fundo comprou o 🏴 Newcastle por £ 300 milhões (R$ 2,2 bilhões);
- Em 2023, adquiriu 75% de participação nos 4 principais clubes da Arábia Saudita, como o Al-Hilal, presente no Mundial, e levou Cristiano Ronaldo, Neymar, Benzema, para a Liga Saudita.
Falando em Mundial… Em dezembro de 2024, quando a FIFA estava com dificuldades para vender os direitos de transmissão, o DAZN adquiriu o torneio por US$ 1 bilhão, para transmitir de forma gratuita para todo o mundo.
- Dois meses depois, o PIF adquiriu 10% do DAZN — pela mesma quantia — com foco em expandir para Oriente Médio e África. Coincidência?
Tudo isso integra o chamado "sportswashing", estratégia de utilizar o esporte para suavizar a imagem de países para o resto do mundo.
Como o governo saudita enfrenta muitas controvérsias, — com histórico de violações de direitos humanos e políticas autoritárias — os investimentos em competições se aproveitam de popularidade e apelo emocional, para dar uma cara mais simpática ao país.
A Arábia Saudita, que já foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 2034, também investe em tênis, boxe e, em 2028, estreará um novo GP da Fórmula 1 em Qiddiya, com pista que terá uma elevação de um prédio de 20 andares.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se