Chute devastador garante cinturão ao brazuca Alex Poatan
(Imagem: Getty Images | Reprodução)
Na cara não, doutor. Alex “Poatan” Pereira novamente fez história no octógono do UFC com uma finalização avassaladora pra cima do tcheco Jiri Prochazka para assegurar o cinturão do peso meio-pesado (até 93 kg).
Após o começo do 2º round, “Poatan” precisou de apenas 13 segundos para acertar um chute na cara do tcheco e fechar a luta — veja aqui essa finalização cinematográfica.
(Imagem: USA TODAY SPORTS | Reprodução)
Da pobreza e alcoolismo ao estrelato
Nascido no bairro Batistini, região periférica da cidade de São Bernardo do Campo-SP, em 1987, Alex Pereira começou a trabalhar logo aos 12 anos numa borracharia para ajudar financeiramente em casa.
Sua história com o esporte começou somente aos 22 anos,quando ele se aventurou no kickboxing como uma forma de tentar se livrar do vício no álcool. Contudo, as bebidas continuariam sendo parte de sua vida por mais 4 anos.
Fui campeão brasileiro de kickboxing bebendo bastante. Tive algumas derrotas no final de 2012 e senti muito com isso, achei que a bebida tinha culpa. “Se não parar agora, esquece”. E parei. Desde 2012 até agora nunca mais coloquei uma gota de álcool na minha boca e estou muito bem assim.
Origem do apelido Poatan
Belocqua Wera, primeiro treinador do paulista no kickboxing, descobriu a ascendência indígena de Alex e, assim, lhe deu a alcunha de “Poatan”, palavra que significa “mão dura” em tupi-guarani.
(Imagem: X | Reprodução)
A escolha não foi um mero acaso. Isso porque, à época, o lutador chamava a atenção com a força que tinha no seu cruzado esquerdo. O apelido se tornou uma marca tão forte que o próprio lutador tatuou pedras na mão esquerda para representar a história.
Do kickboxing ao MMA
Sua primeira luta nas artes marciais mistas não teve o resultado esperado. No Jungle Fight 82, em São Paulo, “Poatan” foi finalizado por Quemuel Ottoni com um mata-leão no 3º round.
As vitórias, entretanto, vieram logo em seguida, contra Marcelo “The Rock” Cruz e Marcus “Tatu” Vinícius.
🏆 Um ano depois, a glória. Em luta disputadíssima, Poatan venceu Israel Adesanya no 5º e último round para conquistar o cinturão do peso médio (até 84 kg). Veja esse momento icônico.
(Imagem: X | Reprodução)
Alex e Adesanya eram rivais de longa data. Antes do UFC, lutaram 2 vezes no Glory of Heroes e, em ambas, o brazuca se saiu melhor. Mesmo assim, o oponente adorava provocar “Poatan”.
Em abril de 2023, os adversários voltaram a se enfrentar pelo cinturão do peso médio e, desta vez, o nigeriano saiu vitorioso. Só para constar,essa foi a única derrota da carreira do brasileiro no UFC.
Após o resultado, Alex “Poatan” passou a competir na categoria meio-pesado… E, já em novembro, conquistou o cinturão. Desde então, foram 2 defesas, sendo a última nesse sábado.
Em menos de três anos atuando no UFC, o brazuca já acumula números surreais que o credenciam ao Hall da Fama do MMA.
O São Paulo, que vinha enfrentando uma sequência de 4 jogos sem vencer, chegou a sua 2ª vitória consecutiva no BR24 com destaque para a atuação do trio Calleri-Ferreirinha-Luciano.
PS: O Ceni segue sem vencer o São Paulo. risos.
Grêmio revive e afunda Fluzão na crise
Era jogo decisivo. Os adversários — que daqui a poucas semanas serão oponentes na Libertadores — tinham uma missão desafiadora: fugir do fundo do campeonato.
Destaque para Vinícius Júnior, que marcou 2x e fez, possivelmente, sua melhor partida com a camisa canarinho.
Deus salve a Inglaterra
O melhor jogo do final de semana, simples assim. A seleção da Inglaterra estava sendo eliminada da Euro 2024 pela Eslováquia até que, aos 49’ do 2T, Bellingham salvou a os ingleses de um vexame histórico com essa bike icônica. Sério, que gol absurdo!
Na prorrogação, Harry Kane deixou o dele logo no início para virar o placar e colocar a equipe nas quartas de final.
Itália dá novo vexame e é eliminada pela Suíça
Derrota com gosto de chocolate amargo.
A Azzurra — que já tinha se classificado na bacia das almas contra a Croácia na fase de grupos — não viu a cor da bola contra os suíços, que venceram por 2 a 0 e irão encarar a Inglaterra nas quartas.
Atropelo espanhol pra cima da Geórgia
A equipe sensação desta Eurocopa até começou aprontando ao abrir o placar no início do jogo, mas os mlks espanhóis decidiram mostrar a força da seleção.
Foram 99 ações ofensivas e 36 finalizações. O resultado: Um sonoro 4 a 1 no placar. Destaque para esse golaço de Nico Williams.
Outros resultados
🇩🇪 Alemanha 2x0 Dinamarca 🇩🇰 (Eurocopa)
🇦🇷 Argentina 2x0 Peru 🇵🇪 (Copa América)
🇨🇦 Canadá 0x0 Chile 🇨🇱 (Copa América)
🇯🇲 Jamaica 0×3 Venezuela 🇻🇪 (Copa América)
🇲🇽 México 0×0 Equador 🇪🇨 (Copa América)
FÓRMULA 1
Russell “agradece” colisão de Verstappen com Norris e fica com a vitória
(Imagem: Fórmula 1 | Reprodução)
O Grande Prêmio da Áustria caminhava para mais uma vitória tranquila de Max Verstappen… Caminhava.
Isso por que um erro da Red Bull na troca de pneus do carro do holandês fez com que a diferença para Lando Norris — que era de mais de 7s — caísse para menos de 2s faltando 20 voltas para o término da corrida.
Assim, Norris foi tirando décimo a décimo em cada volta até conseguir a aproximação necessária para usar a asa traseira móvel e atacar de vez o líder.
Foram cinco tentativas e, em todas, Verstappen “fechou a porteira” do britânico, que reclamava para a equipe no rádio.
Verstappen, por sua vez, acabou tendo 10s de penalização por conta da batida.
Quem ficou feliz foram George Russell e — especialmente — a Mercedes. A última vitória da equipe alemã tinha sido no GP de São Paulo em 2022, justamente com o piloto britânico.
Após a corrida, Norris foi categórico ao responder se continuaria a amizade com Verstappen depois do ocorrido nesse domingo — veja aqui. Já Max afirmou que está lá para vencer, não para terminar em 2º.
NBA
“Splash Brothers” it’s over?
(Imagem: X | Reprodução)
Uma das maiores eras — e parcerias — de todos os tempos da NBA está muito perto do fim. Isso porque Klay Thompson deve deixar o Golden State Warriorsdepois de 13 anos.
Explicando: A noite de ontem marcou a abertura da janela da free agency na NBA, em que os jogadores em fim de contrato podem assinar com outras equipes.
Por parte de Golden State, não está descartada a possibilidade de um sign and trade.
O que isso significa? Renovar com Klay e, em seguida, trocá-lo com uma das franquias interessadas no armador.
Essa é uma “artimanha” extremamente utilizada na liga para as equipes se reforçarem sem estourar o salary cap, ou seja, o limite que um time pode gastar em salários na temporada.
Apesar do desempenho aquém do esperado nas últimas 2 temporadas, Klay Thompson é um dos grandes símbolos da dinastia dos Warriors.
Ao todo, foram 4 títulos com a franquia, além de ser um exímio arremessador de 3 pontos com um aproveitamento de 41%.