Feitiço sobre rodas: A magia de Rayssa Leal
QUARTA OLÍMPICA
Feitiço sobre rodas: A magia de Rayssa Leal
(Imagem: Olympics | Reproduâo)
Sabe o meme “Como começou x como está agora”? Você talvez já conheça os grandes feitos de Rayssa Leal nas principais pistas de skate do mundo, mas será que sabe realmente como começou a trajetória da fadinha mais amada do Brasil?
É até difícil usar a palavra “passado” para uma jovem de 16 anos, mas a história de Jhulia Rayssa Mendes Leal começou bem antes do que o de costume para qualquer esportista de sucesso.
✨ As “coincidências” começaram cedo. Nascida em Imperatriz, cidade de quase 300 mil habitantes localizada no sudoeste do Maranhão, Rayssa não precisou de muitos anos de vida para se tornar uma mulher extremamente poderosa num ambiente recheado de homens.
Em seu aniversário de 6 anos, ela teve o seu primeiro contato com o skate ao ganhá-lo de presente de um amigo de seu pai… E não demorou muito para que ela se aventurasse nas manobras mais desafiadoras da modalidade.
O dia que as asas começaram a bater 🧚
No dia 7 de setembro de 2015, Rayssa foi gravada em um vídeo vestida da personagem Sininho — fiel companheira de Peter Pan — tentando completar uma manobra conhecida como "heelflip", considerada bem difícil.
Mal sabia ela que, naquele momento, sua vida começaria a mudar. O vídeo bombou nas redes sociais, chegando a alcançar mais de 4,8 milhões de visualizações.
O auge foi quando Tony Hawk, uma das maiores lendas do skate mundial, repostou o vídeo. Ficou curioso? Então não perde tempo e clica aqui.
Desde então, Rayssa passou a ser chamada de “Fadinha do Skate” e começou a se desenvolver cada vez mais na modalidade… E a colecionar medalhas e troféus.
🥇 ”A primeira a gente nunca esquece”! Logo aos 11 anos, ela se tornou a mais jovem skatista a faturar uma etapa da Street League Skateboarding (SLS), em Los Angeles.
Em setembro do mesmo ano, Rayssa ficou com o vice-campeonato do Mundial de Skate Street, disputado em São Paulo, permanecendo atrás apenas da compatriota Pamela Rosa.
Eu andava com minha prima, que parou por causa do preconceito da minha família. E eu nunca deixei isso entrar na minha cabeça, porque não ficaria bem. Portanto, nunca desista de seus sonhos, mesmo que ninguém te apoie
Rayssa Leal ao Estadão, em 2019
Entre quedas e ralados na perna, o maior desafio de Rayssa Leal foi o preconceito. Até alguns familiares não olhavam com bons olhos o envolvimento da menina com um esporte “um tanto quanto radical”. Mas quem disse que ela deu ouvidos?
Se já não bastasse ter conquistado o Brasil — e alguns cantos do Ocidente —, a “Fadinha” decidiu levar sua magia para o outro lado do planeta, em Tóquio.
Com o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021 por conta da pandemia, Rayssa conseguiu chegar ao Japão com possibilidades de “cometer o crime”. E foi exatamente isso o que ela fez!
13 anos e uma medalha de prata 🥈
Nervosa? Jamais… Como uma jovem menina, Rayssa foi ao Japão para “brincar”, fez as manobras que quis e foi coroada com a medalha de prata no skate street, se tornando a medalhista brasileira mais jovem da história das Olimpíadas, com 13 anos e 203 dias.
- Rayssa ainda foi fundamental para o crescimento da procura em 1.150% de brasileiros por skates nos dias seguintes aos Jogos Olímpicos.
Depois de Tóquio, a “fadinha” acumulou inúmeras conquistas, dentre elas o título da SLS em San Diego, no mês passado, chegando a 32 pódios na carreira. Dá uma olhada na manobra que ela fez para tirar uma épica nota 9.0.
Nem precisamos dizer que, sim, Rayssa Leal estará nos Jogos Olímpicos de Paris e é uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil. Dessa vez vem o ouro, hein? 🥇
Das pistas às passarelas
Se você pensa que o legado de Rayssa leal se limita ao esporte, ahhh… estás muy enganado, my champs! “Cansada” de desbravar o mundo das pistas, a skatista agora está se tornando pioneira no mundo da moda.
A atleta é a primeira brasileira a se tornar embaixadora global da grife francesa Louis Vuitton, além de ter um tênis exclusivo da Nike, o SB Dunk Low x Rayssa Leal — que esgotou em menos de 20 minutos após o lançamento.
Multicampeã, garota propaganda de marcas de luxo e com quase 6,5 milhões de seguidores no Instagram — mais do que clubes como Palmeiras, Vasco e Cruzeiro, por exemplo. Só sendo uma fada das boas para ter uma vida dessas aos 16 anos. risos.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se