
Tour de France: entenda a prova mais tradicional do ciclismo mundial
TRENDING
Tour de France: entenda a prova mais tradicional do ciclismo mundial


(Imagem: Amaury Sport Organization / Reprodução)
O fim de semana marcou o início do Tour de France, a principal corrida do ciclismo internacional e segundo evento esportivo mais assistido do mundo, com uma audiência anual estimada em 3,5 bilhões de pessoas, em mais de 190 países.
Criado em 1903, o Tour foi idealizado pelo jornal esportivo francês L’Auto, como uma estratégia para atrair mais leitores. Mais de 100 anos depois, a prova evoluiu muito e é disputada em 21 etapas ao longo de até 24 dias.
Tradicionalmente realizada em julho, em 2025 será dos dias 5 a 27. 184 ciclistas, divididos em 23 equipes, percorrem um total de 3.500 km em 4,tipos de provas: altas montanhas, montanhosas, planas e contrarrelógio.
Além da exigência física absurda, o Tour é considerado um dos maiores testes mentais e estratégicos do esporte. As equipes trabalham em bloco, traçando táticas diárias para proteger seus principais ciclistas e conquistar a glória em Paris.
Todas as etapas são cronometradas, e, ao final de cada dia, o tempo de cada ciclista é somado às marcas anteriores. O ciclista com o menor tempo total acumulado lidera a classificação geral e vence a prova ao final.
Embora a classificação geral atraia mais atenção, há outras 4 disputas paralelas. Ao longo das etapas, os líderes de cada uma delas vestem camisas diferentes:
- 🟡 Amarela (maillot jaune): líder geral, menor tempo somado;
- 🟢 Verde (maillot vert): líder por pontos, premia regularidade e boas colocações;
- 🔴 Branca com bolinhas vermelhas: líder de montanha, mais pontos nos trechos íngremes;
- ⚪ Branca: líder geral entre ciclistas com menos de 25 anos.

Como está a edição de 2025?
Com duas etapas disputadas, a classificação geral mudou de dono e pertence agora a 🇳🇱 Mathieu van der Poel, que disputará a 3ª etapa vestindo a camisa amarela. O sprint final da prova entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer foi emocionante. Veja aqui.
- Van der Poel abriu 4 segundos para 🇸🇮 Tadej Pogačar — tricampeão (2020, 2021 e 2024) — e 6 segundos para 🇩🇰 Jonas Vingegaard, atual bicampeão e 3º colocado.
Pogačar assumiu a liderança de montanha e largará a etapa de Valenciennes até Dunquerque com a camisa de bolinhas vermelhas. O antigo líder geral, 🇧🇪 Jasper Philipsen, manteve a camisa verde (pontos), e 🇫🇷 Kévin Vauquelin lidera entre os jovens (camisa branca).

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se